Seguir o Profeta Vivo

Elder Torben Engbjerg, Dinamarca
Elder Torben Engbjerg, Dinamarca Setenta de Área

Depois de ter sido batizado em San Leandro, Califórnia, aos 20 anos de idade, e depois de dois semestres na Universidade de Brigham Young, ali estava eu, sentado num voo transatlântico, na primavera de 1977, com destino a Copenhaga. Eu estava de regresso a casa, para passar o verão e ganhar algum dinheiro para os próximos semestres na BYU. Pensava eu!

Durante um voo tão longo, tentei dormir, para ter mais energia quando me reunisse com a minha família - agora como um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  Mas descansar era algo que eu não conseguia.   Estava, continuamente, a ‘ouvir’ a voz do profeta, na época o Presidente Kimball, a dizer: Todo o jovem digno deve cumprir uma missão.”1 “Eu sou demasiado velho”, retorquia para mim mesmo, “…Terei 22 anos quando puder partir para a missão, ou seja, mais três anos do que a maioria dos Elders”. Mesmo assim, continuava a ‘ouvir’ o Presidente Kimball, quase como se ele estivesse sentado ao meu lado. Ele manteve-me acordado e eu não podia, simplesmente, ignorá-lo.

Por fim, receoso de não conseguir dormir, disse ao Pai Celestial: “Muito bem! Se conseguir inspirar alguém a convidar-me para servir uma missão - eu assim o farei”.  E posto isto, adormeci e dormi até que o avião aterrou, sem nunca mais voltar a pensar no que havia prometido ao Senhor ou ao Presidente Kimball. 

Quatro dias depois de chegar ao norte da Dinamarca, comecei a frequentar a Igreja no ramo de Aalborg.  Eu não conhecia ninguém daquele ramo.  Logo após a reunião sacramental, o presidente do ramo, Johannes Vestbø, veio direito a mim e disse: “Eu não o conheço, mas vendo-o de camisa branca e de fato, presumo que seja membro da Igreja.  É membro da Igreja?  Isso eu pude confirmar e ele, então, continuou: “Posso convidá-lo a ir ao meu escritório, para que possa conhecê-lo melhor?”  A nossa reunião deve ter durado só uns dez ou quinze minutos  e logo nos primeiros minutos, ele disse: “Isto é muito estranho, pois embora eu não o conheça, tenho a sensação forte de que o Senhor me está a pedir que o convide para servir uma missão.  Aceita este convite?”

O espírito fez-se sentir ainda mais intensamente e ambos começámos a chorar, à medida que me lembrei e partilhei a promessa que havia feito ao Senhor quatro dias antes.  Eu sabia o que tinha de fazer - seguir a voz do profeta vivo.  Pouco tempo depois, já havia enviado os meus papéis para a missão e, em vez de voltar para a BYU, o dinheiro que ganhei naquele verão foi para a minha missão, a Missão de Londres Inglaterra, que iniciei em novembro desse mesmo ano. 

À medida iniciamos este novo ano e estabelecemos as nossas metas pessoais para o Plano de Área de 2019, onde a primeira meta nos convida a “Seguir o Profeta”, sei por experiência própria que isso nos trará grandes bênçãos na vida.  Seguir o profeta vivo em tudo o que ele nos aconselha a fazer, “fortalecerá a (nossa) fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo”. 

O profeta vivo é o porta-voz do Senhor na Terra. “Um profeta não se coloca entre nós e o Salvador.  Pelo contrário, ele coloca-se ao nosso lado e aponta o caminho até ao Salvador”. 2 Conforme declarado em 3 Néfi 20:24, “... todos os profetas …deram testemunho de (Cristo).” O Profeta diz-nos as verdades eternas e dá-nos conselhos sábios.  “Sempre que oiço o conselho dos profetas, (e) sinto a confirmação do mesmo em oração e depois sigo esse mesmo conselho, apercebo-me que estou em segurança”. 3 O profeta incentiva-nos a seguir os mandamentos que conduzem à felicidade, à paz e à vida eterna.   

Há quatro décadas, escolhi Seguir os Profetas Vivos.  Desde então, inúmeras bênçãos têm sido derramadas sobre mim e sobre toda a minha família, em virtude de ter tomado a decisão de seguir o profeta em 1977.  Desafio todos nós a estabelecermos metas pessoais e a nos comprometemos a seguir o profeta, por meio do qual podemos obter bênçãos imensuráveis, tanto nesta vida como na vida vindoura. 

________________________

1  Spencer W. Kimball, Mensagem da Primeira Presidência, Novembro de 1977, “It Becometh Every Man”, 3º parágrafo

2  Neil L. Andersen, “O Profeta de Deus”, Liahona, Maio de 2018

3  Henry B. Eyring, “Finding Safety in Counsel”, Ensign, Maio de 1997, p.25