A Igreja em Cabo Verde

Alas e Ramos: 38

Centros de História da Família: 5

História da Igreja

A História da Igreja em Cabo Verde começa em Novembro de 1988, quando o então presidente da Missão Espanha Las Palmas Marion H. Hamblin, visitou Cabo Verde com o objectivo de analisar a possibilidade de trazer missionários para o país. Dois meses mais tarde, em Janeiro de 1989, enviou dois missionários para a cidade da Praia, Christopher Lee e Keneth C. Margetts afim de começarem as actividades da Igreja em Cabo Verde. Lino Paulo foi o primeiro converso a ser baptizado. No dia 27 de Maio de 1989, foi organizado o Ramo da Praia, contando na altura com 27 membros. Lee e Margetts tiveram que sair do pais em Julho do mesmo ano uma vez que os seus vistos não foram renovados pelas autoridades do país. Entretanto, alguns meses depois, os missionários foram novamente autorizados a regressar a Cabo Verde.

Em Setembro de 1994, numa altura em que Cabo Verde contava já com 3 distritos (Praia, Mindelo e Fogo), o Elder Dallin H. Oaks do Quórum dos 12 apóstolos dedicou Cabo Verde à pregação do Evangelho, no parque 5 de Julho na cidade da Praia.

No final de uma viagem pelo continente Africano, o presidente Gordon B. Hinckley visitou Cabo Verde no dia 22 de Fevereiro de 1998, tendo falado a uma congregação de 780 membros.

No dia 9 de Março de 2002, a primeira presidência anunciou a criação da Missão Cabo Verde Praia, que incluiria os distritos da Praia, do Fogo e do Mindelo. Antes, todas as Unidades do País faziam parte da Missão Portugal Lisboa Sul. O primeiro presidente da Missão Cabo Verde Praia, Daryl K. Hobson, chegou ao país em Junho desse ano.

Actualmente a Igreja conta com cerca de 12.000 membros em Cabo Verde, distribuídos por 38 congregações em 9 ilhas do país: Santo Antão São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava.