Os Garments do Templo e a Roupa Religiosa

Os garments do templo são usados pelos Santos dos Últimos Dias como lembretes diários dos compromissos religiosos feitos nos templos sagrados.

Ao longo dos séculos, pessoas de diversas religiões têm usado roupas sagradas como símbolo da sua devoção a Deus. A roupa sagrada surge numa enorme variedade de formas em diferentes culturas e religiões - considere, por exemplo, o hábito da freira, a batina do padre, o xale de oração judaico, a kipá muçulmana e as vestes do monge budista. Para os Santos dos Últimos Dias devotos, a roupa sagrada inclui os garments do templo, bem como as vestes do templo, que são usadas apenas dentro dos templos dos Santos dos Últimos Dias.

O que são os garments do templo?

Os garments do templo são usados exclusivamente pelos membros adultos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que fizeram promessas sagradas de fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo nos templos sagrados. O garment do templo é semelhante, em design, a uma roupa interior modesta. É branco, vem em duas peças e é usado diariamente por baixo das roupas comuns.

Para os Santos dos Últimos Dias que usam o garment do templo, este é um lembrete constante e tangível de um compromisso espiritual pessoal (ver “To the Point,” Liahona, set. 2012, 47). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o garment do templo é “um lembrete dos convénios sagrados feitos com o Senhor na Sua santa casa, um escudo protetor para o corpo e um símbolo da modéstia no vestir e na vida, que deve caracterizar todos os humildes seguidores de Cristo” (Carlos E. Asay, “The Temple Garment:  ‘An Outward Expression of an Inward Commitment,’” Ensign, ago. 1997, 20). Fazer pouco da roupa sagrada do templo ou referir-se a ela como “roupa interior mágica” é bastante ofensivo para os Santos dos Últimos Dias.

O que são as vestes do templo?

Ao contrário do garment do templo, que os Santos dos Últimos Dias usam dia e noite, as vestes do templo são usadas unicamente dentro dos templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Também designadas das vestes do santo sacerdócio, as vestes do templo são reservadas para os sacramentos mais elevados da fé.

A cor branca das vestes do templo simboliza a pureza. Não existe nenhuma insígnia nem nenhuma classificação nas vestes do templo—homens e mulheres usam roupas semelhantes, e as vestes são as mesmas para todos, sendo usadas tanto pelo membro mais recente como pelo líder mais importante da Igreja. As vestes do templo são vestimentas simples que combinam o simbolismo religioso com os ecos da antiga tradição sacerdotal, conforme registado no Velho Testamento (ver Êxodos 35:19, 21; 40:13).

Como posso aprender mais?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que os templos são o lugar mais sagrado da Terra. São considerados a casa do Senhor e um lugar de paz, refúgio e aprendizagem. Para saber mais sobre os templos e as crenças dos Santos dos Últimos Dias, visite o site vindeacristo.cv.

Grande parte deste artigo é um resumo de “Temple Garments”. Consulte esse artigo para obter mais informações acerca da roupa considerada sagrada para os Santos dos Últimos Dias.