Fortalecer o Seu Casamento por Intermédio da Fé em Jesus Cristo

O Alicerce para um Casamento mais Forte e Eterno

Nach Auffassung der Heiligen der Letzten Tage entsteht mit der Eheschließung von Mann und Frau eine neue Familie. Die familiären Beziehungen werden inniger, wenn jeder in der Familie sein Herz Jesus Christus zuwendet.
Os Santos dos Últimos Dias acreditam que uma nova família se inicia quando um homem e uma mulher se casam. Os relacionamentos familiares Santos dos Últimos Dias são fortalecidos pela devoção a Jesus Cristo.

Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que o casamento e a família são tão importantes no presente como o foram no passado! “A Família: Proclamação ao Mundo,” um documento oficial da Igreja, ensina que “o casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus e que a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos.” (Liahona, Nov. 2010, última contracapa). As famílias Santos dos Últimos Dias acreditam que o casamento não é apenas um contrato legal temporário, mas sim um mandamento de Deus e um relacionamento vinculado por um convénio sagrado (ver Bruce C. Hafen, “Covenant Marriage,” Ensign, nov. 1996, 26–28). Um convénio é uma promessa que fazemos com Deus. Quando um casal Santos dos Últimos Dias se casa, faz uma promessa a Deus de que se vão amar e cuidar mutuamente e Deus promete que o seu casamento pode durar para toda a eternidade. Conforme foi explicado por um líder da Igreja: “O casamento é um presente de Deus para nós; a qualidade dos nossos casamentos é um presente de nós para Ele” (L. Whitney Clayton, “Casamento: Observar e Aprender,” Liahona, maio 2013, 85).

O que os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam em relação ao casamento e à família

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que as mais sublimes bênçãos de amor e felicidade são obtidas por meio dos relacionamentos vinculados por um convénio como os do casamento e da família. A doutrina da Igreja ensina que o homem e a mulher têm uma natureza única e complementar e, deste modo, têm a missão de se ajudar mutuamente e progredir juntos (ver “A Família: Proclamação ao Mundo”).

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o casamento e a família têm sido uma parte importante do plano de Deus desde a Criação da Terra, quando Adão foi colocado no Jardim do Éden. Deus disse que “não é bom que o homem esteja só” (Génesis 2:18), e Eva tornou-se a companheira de Adão. Referindo-se a Adão e Eva, David A. Bednar, um líder Santos dos Últimos Dias, ensinou que “a combinação única de capacidades espirituais, físicas, mentais e emocionais do homem e da mulher era necessária para implementar o plano de felicidade de Deus. Sozinhos, nem o homem nem a mulher conseguiriam cumprir os propósitos da sua criação” (David A. Bednar, “O Casamento é Essencial ao Plano de Deus,” Liahona, jun. 2006).

Embora o casamento e a vida familiar possam apresentar desafios únicos, os Santos dos Últimos Dias acreditam que uma família com uma mãe e um pai casados é o cenário ideal para o nascimento e a educação dos filhos. Acima de tudo, os Santos dos Últimos Dias acreditam que a centralização do casamento e das relações familiares em Jesus Cristo pode ajudar-nos a aproximo-nos Dele e dos nossos familiares e pode ajudar-nos a desfrutar da alegria que não pode ser desfrutada de nenhum outro modo.

Latter-day Saints believe that a new family starts when a man and woman are married. Latter-day Saint family relationships are strengthened by devotion to Jesus Christ. (c) Intellectual Reserve

Porque é que Jesus Cristo é o nosso exemplo perfeito

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o Senhor Jesus Cristo exemplifica todas as características importantes no casamento e na vida familiar. Quando Jesus Cristo esteve na terra, Ele foi um exemplo perfeito do amor, da paciência, da humildade, da bondade e do serviço abnegado— tudo o que pode tornar um lar feliz!

Os Santos dos Últimos Dias também acreditam que o relacionamento matrimonial ideal encontra-se centrado em Jesus Cristo. Muitas famílias Santos dos Últimos Dias imaginam este tipo de relação matrimonial como se de um triângulo se tratasse, com Jesus Cristo no topo do triângulo e cada cônjuge num canto da base do triângulo. Quando ambos os cônjuges se esforçam por ser mais como Cristo, eles deslocam-se dos cantos na base do triângulo em direção a Cristo, que se encontra no topo. À medida que se aproximam de Cristo, eles também se aproximam um do outro. A devoção conjunta a Jesus Cristo une os casais (ver  David A. Bednar, “O Casamento é Essencial ao Plano de Deus,” Liahona, jun. 2006).

Como é que os casamentos centrados em Cristo são um exemplo para os nossos filhos

Ao centrarmos o nosso casamento e a nossa família em Jesus Cristo, ensinamos os nossos filhos por intermédio do nosso exemplo. David A. Bednar explicou: “À medida que as meninas e os meninos sentem o respeito mútuo, o carinho, a confiança e o amor entre um marido e uma esposa, eles esforçar-se-ão por cultivar essas mesmas características na sua vida. Os nossos filhos… aprenderão acima de tudo com o que fazemos e com o que somos—mesmo que mal se lembrem daquilo que dizemos” (“O casamento é essencial”). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, assim como Jesus Cristo é o nosso exemplo perfeito, também podemos ser bons exemplos para os nossos filhos ao nos esforçamos por fazer o que Ele faria se Ele estivesse na Terra.

Como pode saber mais acerca das crenças dos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Para saber mais acerca das famílias Santos dos Últimos Dias e do plano de Deus para si e para a sua família, visite o site vindeacristo.cv.