Mensagem dos Líderes da Área

Ensinar à Maneira do Salvador

ElderPoznanski
Franck Poznanski, França Setenta de Área

Há alguns meses, o meu Presidente do Quórum de Elderes confiou-me a responsabilidade de instruir um professor de 14 anos recém ordenado da minha ala, acerca do modo de ministrar. Senti orgulho em poder ensinar-lhe tudo o que aprendi durante todos os meus muitos anos de serviço, mas, naquele dia, foi ele quem me ensinou!

Naquela altura estava um pouco sobrecarregado com as minhas responsabilidades e demorei algumas semanas para começar a servir ao seu lado. Por fim, marquei uma reunião com a família a quem queríamos ministrar. Ao caminharmos para a casa deles, aproveitei a oportunidade para transmitir-lhe tudo o que sabia sobre as nossas responsabilidades como portadores do sacerdócio. Enquanto conversávamos com aquela família, a mãe voltou-se para o meu jovem companheiro ministrador e disse: “Muito obrigada por cuidar de nós nestas últimas semanas, telefonou-nos 3 vezes para saber como estávamos e hoje fez-nos um bolo”.  Fiquei pasmado! O meu companheiro não esperou que eu lhe dissesse ou mostrasse o que fazer, ele simplesmente começou a servir. Ele agiu por conta própria, por amor a esta família, e seguiu os sussurros do Espírito Santo. Demonstrou que a idade não é uma barreira para o serviço.

Naquele dia, ele ensinou-me tal como o Salvador ensinou, a “fazer com o coração e por amor, sem vangloriar-me de nada; fazer em vez de dizer”.

O Salvador disse: “Sigam-me e façam as coisas que me vistes fazer”.1 O facto de Ele ter sido batizado, embora perfeito, demonstra-nos como é importante ensinar pelo exemplo. A Sua mão estendida para a mulher doente demonstra-nos o quanto Ele se preocupa com cada um de nós. A maneira como protegeu a mulher apanhada em adultério é um símbolo do que o Seu sacrifício expiatório pode fazer por nós individualmente. O facto de ter tocado no leproso ajuda-nos a entender que, quando nos voltamos para os necessitados, ensinamos a caridade através das nossas ações.

O Salvador disse: “Sigam-me e façam as coisas que me vistes fazer”.

Učiť Spasiteľovým spôsobom

No manual “Ensinar à Maneira do Salvador” lemos: “O objetivo de todo [o] professor do evangelho ― todo [o] pai, todo [o] professor formalmente chamado, todo [o] mestre familiar e professora visitante e todo [o] seguidor de Cristo ― é ensinar a pura doutrina do evangelho, pelo Espírito, a fim de ajudar os filhos de Deus a edificarem [a] sua fé no Salvador e a se tornarem mais semelhantes a Ele”. “A doutrina pura de Cristo tem muito poder. Ela muda a vida de todos os que a compreendem e procuram implementá-la na sua vida. A doutrina de Cristo ajuda-nos a encontrar e a permanecer no caminho do convénio. Permanecer neste caminho estreito, mas bem definido, acabará por nos qualificar para receber tudo o que Deus possui.  Não há nada que valha mais do que tudo o que o Pai possui!”2

Ensinar como o Salvador ensinou requer colocá-Lo em primeiro lugar na nossa vida, seguindo os Seus ensinamentos e espalhando amor ao nosso redor. Ensinar como Ele o fez, implica também aproveitar todas as oportunidades dadas para prestar testemunho Dele, do Seu sacrifício expiatório e do Seu Amor, porque, como diz o Senhor: “Este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer [na] minha igreja; pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis; porque aquilo que me vistes fazer, isso fareis”.3

Testifico do amor que Ele tem por cada um de nós, Ele é o Salvador e Redentor e conduzir-nos-á à vida eterna. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

1 2 Néfi 31:12

2 Presidente Nelson, “Verdade Pura, Doutrina Pura e Revelação Pura”. Conferência Geral, Out. 2021

3 3 Néfi 27:21