Doutrina e Convénios: Revelações do Alto

senhora a ler as escrituras

Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que tanto a Bíblia como o Livro de Mórmon são livros de escrituras. Os Santos dos Últimos Dias acreditam em outros dois livros de escritura, um dos quais é chamado de Doutrina e Convénios. Para os Santos dos Últimos Dias, o livro de “Doutrina e Convénios é uma coletânea de revelações divinas e declarações inspiradas, dadas para o estabelecimento e regulamentação do reino de Deus na Terra nos últimos dias.” (Introdução às Doutrinas e Convénios). Os Santos dos Últimos Dias são gratos pelo conhecimento de que as revelações de Deus para a humanidade não cessaram com a Bíblia.

Quais as crenças dos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em relação ao livro de Doutrina e Convénios?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada a 6 de abril de 1830 pelo Profeta Joseph Smith (ver D&C 21, cabeçalho da secção). Nos primeiros dias da Igreja, tanto os membros como os líderes ainda estavam a aprender sobre a doutrina, o propósito e a organização da verdadeira Igreja de Deus e estavam ansiosos por conhecer a vontade de Deus. Nos registos históricos do início da Igreja lemos: “Nesses primeiros dias da igreja, havia uma grande ansiedade para se obter a palavra do Senhor sobre todos os assuntos que de alguma forma dizem respeito à nossa salvação” (Manuscript History of the Church, vol. A-1, p. 146, josephsmithpapers.org). A maioria das revelações no livro de Doutrina e Convénios foram recebidas por Joseph Smith “Estas revelações sagradas foram recebidas em resposta a orações, em momentos de necessidade, e resultaram de situações da vida de pessoas reais.” (Introdução do livro de Doutrina e Convénios). Algumas revelações foram recebidas por outros profetas da Igreja que o sucederam. Embora a maioria das secções do livro de Doutrina e Convénios sejam direcionadas para os membros da Igreja, os Santos dos Últimos Dias acreditam que o livro de Doutrina e Convénios é uma coletânea de “mensagens, advertências e exortações… [que] são para benefício de toda a humanidade” (Introdução do livro de Doutrina e Convénios).

O que torna o livro de Doutrina e Convénios um livro único?

Ao contrário da Bíblia e do Livro de Mórmon, o livro de Doutrina e Convénios não se trata de uma tradução de escrituras antigas. O livro de Doutrina e Convénios é um livro único entre os livros de Escritura, na medida em que é a voz do Senhor direcionada para as pessoas que vivem atualmente, época a que os Santos dos Últimos Dias chamam de “os últimos dias” (ver Doutrina e Convénios Manual do Aluno, 2ª edição [manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001], 1–2). Este livro também Inclui “princípios e procedimentos relativos à regulação da Igreja” nos nossos dias, aliados a mandamentos, promessas e doutrinas (Gordon B. Hinckley, “The Order and Will of God,” Ensign, jan. 1989, 4).

Para além disso, muitas das revelações no livro de Doutrina e Convénios contêm a voz do Senhor na primeira pessoa. A voz do Senhor no livro de Doutrina e Convénios é compassiva e firme. É uma voz de advertência aos povos da terra para que estes se prepararem antes da Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo (ver a introdução do livro de Doutrina e Convénios). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o livro de Doutrina e Convénios contém “as doutrinas da salvação, os princípios que trarão [à humanidade] a plenitude da alegria” e os convénios sagrados “que são mais importantes do que todos os tesouros da terra” (Doutrina e Convénios Manual do Aluno, vii).

Como posso aprender mais?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, para além do surgimento do livro de Doutrina e Convénios, muitos outros milagres ocorreram como parte do estabelecimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para saber mais acerca da Restauração da Igreja de Jesus Cristo, visite o site vindeacristo.cv.