Bolsa Benson

Bolsa Benson

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a Bolsa Benson?

É uma bolsa de estudos integral, focada nas áreas de agricultura e alimentação. A bolsa pode pagar os custos relacionados com a obtenção da licenciatura, ou curso técnico, até o aluno finalizar o curso.

Quias os cursos aprovados pela Bolsa Benson?

Todos os cursos superiores (licenciaturas) que constam na lista de escolas e cursos da Bolsa Benson (veja aqui a lista) ou no formulário de candidatura. Estes cursos são das áreas de Agronomia, Agricultura, Ambiente, Recursos Hídricos, Silvicultura, Florestas, Biotecnologia, Gestão Agrícola, Produção Animal, Produção Alimentar e Nutrição.

Os mestrados, pós-graduações e doutoramentos podem ser apoiados pela Bolsa?

Não. A Bolsa Benson apoia exclusivamente licenciaturas e cursos técnicos nas áreas referidas anteriormente.

Quantas bolsas serão atribuídas por ano?

O número de bolsas a atribuir depende do valor global aprovado pela Igreja para as Bolsas Benson na Área Europa Norte para cada ano. As bolsas são atribuídas até se esgotar o plafond desse ano.

Quais os custos que a bolsa suporta?

A bolsa poderá cobrir até 100% das mensalidades, bem como custos adicionais que estejam relacionados com a obtenção da licenciatura, tais como, transporte, livros, e até alojamento. No entanto, como as bolsas são limitadas, os candidatos são incentivados a pagar parte dos seus custos, solicitando apenas o que realmente necessitam. Isto permitirá conceder mais bolsas a outros candidatos

Tenho de me candidatar à bolsa todos os anos até ao final da licenciatura?

A candidatura é feita apenas uma vez. Caso seja selecionado ser-lhe-á atribuído o valor global da bolsa para cobrir os custos até ao final da licenciatura. Contudo, o pagamento à Instituição de Ensino é feito anualmente. Por isso, deverá renovar a bolsa anualmente, através de um processo simples, bastando fazer prova do bom aproveitamento nos estudos.

Como é o processo de escolha dos candidatos à bolsa?

O processo é imparcial e igual para todos os candidatos. Os critérios de seleção entram em linha de conta com a atual situação académica do candidato, suas classificações, e avaliação do plano de carreira e composição. Esta avaliação é feita pelo staff da Bolsa Benson da Área Europa Norte.

Se eu não tiver um dos requisitos de acesso posso mesmo assim candidatar-me à bolsa?

O candidato deverá preencher todos os requisitos necessários para qualificação para a bolsa, os quais são:

  1. endosso do seu Bispo para esta Bolsa (membros digno, determinado e necessitado)
  2. Ter completado o curso de Autossuficiência 'Educação para um Emprego Melhor'
  3. Estar numa situação legal no país de residência, caso sejam emigrantes

Como é feito o pagamento à Instituição de Ensino?

O valor da propina anual é pago diretamente pela Igreja à instituição de ensino, no início do ano letivo.

Como é feito o pagamento das outras despesas como alojamento, livros e transportes?

No caso do alojamento, o pagamento é feito diretamente à entidade que gere o alojamento ou ao senhorio, podendo ser semestral ou anual (dependendo do contrato de alojamento). O Pagamento dos livros e transportes será feito através de reembolso, mediante apresentação dos respetivos recibos. Ou seja, o aluno faz o pagamento e a Bolsa reembolsa essa despesa posteriormente e a pedido.

Preciso de ter frequentado o curso de “Educação para um emprego melhor” para me inscrever?

Na fase de inscrição não é necessário ter ainda frequentado o curso. Contudo, se for selecionado para receber a Bolsa, nessa altura terá já de ter completado o curso de “Educação para um emprego melhor”.

Posso candidatar-me à bolsa mesmo que já tenha usufruído do Fundo Perpétuo de Educação?

Sim, mas a aprovação da bolsa dependerá da avaliação do comitê de autossuficiência da área e da situação de pagamento ao FPE.

Já tenho um curso superior, posso candidatar-me mesmo assim?

Sim, mas a aprovação final dependerá do plano de carreira que apresentar

Pode-se inscrever na bolsa mais do que uma pessoa da minha casa?

Sim, desde que cumpra com os requisitos da bolsa de estudos.

Eu tenho que já estar inscrito numa Instituição de Ensino Superior para me candidatar à bolsa?

Em Abril, na altura em que se candidata à bolsa, pode estar em qualquer situação académica. Contudo, na altura da atribuição da bolsa e caso seja selecionado (o que ocorre normalmente em Junho), terá que estar inscrito e aceite pela Instituição de Ensino. A ordem de atribuição das bolsas será: alunos já a estudar numas das áreas da bolsa, alunos admitidos, alunos inscritos e restantes candidatos.

A bolsa apoia estudos fora de Portugal ou Cabo Verde?

Não. A bolsa é apenas para Instituições de Ensino Superior em Portugal ou Cabo Verde.

Se eu estiver empregado, há algum limite de salário para ter o apoio da bolsa?

O candidato deverá demonstrar que é necessitado e não consegue suportar as suas despesas educacionais. O bispo será quem avalia essa necessidade, dando o seu endosso num documento próprio.

Como posso obter o endosso do Bispo?

Caso seja selecionado, ser-lhe-á enviado um formulário para oficializar a candidatura, do qual faz parte o endosso do seu Bispo.

Quando saberei se fui selecionado?

Os candidatos selecionados serão contactados durante o mês de Junho para oficializar a candidatura e fazer prova dos requisitos definidos para acesso à bolsa.

O Instituto Benson é uma Escola?

Não. O Instituto Benson é o meio para que a bolsa exista. O estudante da bolsa Benson estudará numa escola da sua preferência caso tenha sido selecionado para receber a bolsa.

poster