Mensagem de Liderança da Área

A Maior e Mais Preciosa Dádiva

Sabemos que a maior e mais preciosa dádiva de todos os tempos foi a dádiva da Expiação de Jesus Cristo, concedida tanto pelo Pai como pelo Filho.

Elder Erich W. Kopischke
Elder Erich W. Kopischke Primeiro Conselheiro, Presidência da Área da Europa

Todos os anos, ao celebrarmos o Natal, pensamos em presentes para oferecer. Alguns anseiam alegremente por aquilo que podem dar e como podem surpreender alguém. Para outros, essa tradição anual enquadra-se mais na categoria de tarefa stressante. Na nossa família, a minha esposa tem a alegria de dar impressa no seu ADN, enquanto que eu já sou aquele que geralmente tem dificuldade em encontrar algo que seja significativo e valioso. Eu ponderei sobre a razão de assim ser. Embora existam muitos fatores que contribuem para tal, inclusive diferenças de personalidade e preferências, apresento-vos um indicador que pode ajudar-nos a todos a perceber se determinado presente é significativo, tanto para quem dá como para quem recebe.

O Salvador ensinou: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos…”[1]. João escreveu: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”[2] Sabemos que a maior e mais preciosa dádiva de todos os tempos foi a dádiva da Expiação de Jesus Cristo, concedida tanto pelo Pai como pelo Filho. Em virtude desta dádiva, a morte não tem aguilhão e o túmulo não tem vitória[3]. Em virtude da Expiação de Cristo, a redenção, a salvação eterna e a exaltação estão ao alcance de toda a humanidade — até mesmo de todos os que assim quiserem.[4]

Somos atraídos por estas dádivas devido ao seu valor pessoal eterno. No entanto, saber que estas foram ofertadas com um amor genuíno e divino está para além de toda a nossa imaginação. Pensem no seguinte: O Salvador ama-nos tanto que, verdadeiramente, deu a Sua própria vida por nós. O nosso Pai Celestial ama-nos tanto que, voluntariamente, deu o Seu Filho Unigénito por nós. À medida que começarmos a compreender estas verdades poderosas, este mesmo amor irá inundar o nosso coração de modo que, com profunda gratidão, desejaremos cantar:

Assombro me causa o amor que me dá Jesus


Confuso estou pela graça [da] Sua luz E tremo ao pensar que por mim [a] Sua vida deu. Por mim, tão humilde, Seu sangue Jesus verteu Que assombroso é, oh! Ele me amou e assim me resgatou Que assombroso é, assombroso sim![5]

Sabendo o quão imprudente, rebelde e orgulhoso eu consigo ser às vezes, surpreende-me que Deus, ainda assim, me conceda tanta misericórdia, amor e devoção. Como é que posso, então, demonstrar-Lhe a minha gratidão?

Em primeiro lugar, recebamos, conscientemente, a dádiva: “Pois de que vale a um homem ser-lhe conferida uma dádiva e não a receber? Eis que ele não se regozija no que lhe foi dado nem se regozija naquele que faz a doação”.[6] Recebemos a dádiva e abraçamos quem nos a dá, demonstrando a nossa gratidão através da alegria e do amor. “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”,[7] ordenou o Salvador e “Se me amais, guardai os meus mandamentos”.[8]

Em segundo lugar, aprendamos com o nosso Salvador. A nossa alegria pela Sua dádiva incompreensível multiplicar-se-á à medida que a partilharmos com amor e compaixão. Quando ministramos a outros, estamos na realidade a partilhar a mensagem de Cristo, que disse: “Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.[9]

É minha oração, que nesta época Natalícia oremos com real intenção para que o Senhor nos envie oportunidades, ao longo das próximas semanas e meses, de amar mais, partilhar mais e convidar mais dos nossos irmãos e irmãs a receber a maior e mais preciosa dádiva do nosso Salvador. A Sua dádiva irá, verdadeiramente, encher-nos de grande alegria, pois é desejável para nos fazer felizes.[10]

 


[1] João 15:14

[2] João 3:16

[3] 1 Coríntios 15:55

[4] Moisés 5:9

[5] Hino nº112

[6] D&C 88:33

[7] João 15:12

[8] João 14:15

[9] Mateus 25:40

[10] Ver 1 Néfi 8:12,10